Quando me refiro às provas de concursos, vestibulares e Enem, na verdade estou considerando os pontos em comuns entre elas.
É evidente que cada tipo de prova possui suas especificidades, e até mesmo dentro de cada categoria há, também, suas particularidades. Neste sentido, é evidente que na categoria vestibular, a FUVEST é diferente da UNESP, tanto pela quantidade de questões, pela duração da prova e pela abordagem que cada banca faz dos conteúdos. O concurso para perito da polícia federal é diferente do Instituto Rio Branco, obviamente pelos conteúdos exigidos, duração da prova, tipos de questões e métodos de correção. Consequentemente, as provas e os tipos de provas são diferentes.
Entretanto, TODAS as provas e TODOS os tipos de provas têm pontos em comuns, a saber, a dedicação ao estudo necessária, o que constrói a estratégia para atingir a aprovação.
Estratégia de estudo é uma elaboração particular, mas há linhas gerais que podem nortear o processo de forma a otimizar o estudo e atingir a tão sonhada aprovação. Vamos a algumas delas:
1) Horário de estudo: com a prática, descobri que minha mente está mais receptiva ao estudo no período da manhã, é quando eu rendo mais, tenho amigos que rendem melhor nos estudos durante a madrugada. Descobrir qual período do dia sua mente está mais receptiva aos estudos ajuda muito. Mas não se prenda a isso, uma vez que o horário de trabalho da pessoa pode dificultar muito que se estude no horário mais propício. Tente fazer do seu horário disponível para estudo o mais eficiente possível.
2) Tenha um lugar específico para estudar: uma mesa, livros, cadernos, etc. Criar um ambiente específico para estudo, ajuda a associar aquele lugar com estudo. A mente se condiciona a ver este lugar como ambiente exclusivo para estudo.
3) Criar uma rotina de estudo: tente estudar sempre no mesmo horário, se não puder, que os horários de estudo não sejam tão espaçados. Regularidade ajuda bastante.
4) Monte um quadro de estudo. Vou exemplificar com um modelo básico para o vestibular/ENEM:
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
19h/21h Mat. Geo. Fis. Bio Redação
21h/23h Hist. Quim. Gramat. Literat. Redação
5) Para concursos, ler o edital é condição imprescindível para saber os conteúdos exigidos e poder se programar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário