A Fuvest pode assustar muita gente por ser considerado o maior vestibular do país, em número de vagas oferecidas e quantidade de candidatos.
Entretanto, é importante que o candidato saiba que esse medo não condiz com a realidade da prova em si, ou seja, a Fuvest é apenas mais um vestibular como tantos outros. Todas as medidas tomadas para se sair bem nos outros vestibulares se aplicam também à Fuvest, neste sentido:
1) Se possível, visite o local da prova alguns dias antes: essa medida tem o objetivo de fazer com que o candidato se familiarize com as rotas, os transportes utilizados e o tempo gasto no percurso.
2) Coma algo que dê energia antes da prova.
3) Minha dica é: comece pela disciplina que você tem mais facilidade, garanta logo no início da prova o máximo de acertos, já que com o decorrer do tempo, a mente tende a ficar cansada. No meu caso, eu sempre começo pelas questões de Química, Física e Matemática.
4) Não se incomode ao ver o pessoal terminando a prova e saindo. Antes isso me incomodava um pouco, hoje eu não me importo em ser o último da sala a sair.
5) Faça o seu máximo, isso não quer dizer "Passe". Quero que você saia da prova com a sensação de dever cumprido, independente se conseguiu ou não. Tem mais no próximo ano.
6) Você já é um vitorioso por chegar até aqui. Estudar não é uma tarefa fácil, exige dedicação e abdicação de alguns prazeres da vida.
7) Leia o enunciado das questões pelos menos 2 vezes e grife as ideias centrais daquilo que está sendo perguntado, por exemplo, nas questões de exatas grife os valores numéricos e as unidades (g, g/cm³, kcal), muitos erram por não prestarem atenção nas unidades. Em questões de humanas, grife o conceito mais geral, como "Revolução Russa", "Segundo reinado", "Conurbação", "Zona franca de Manaus".
8) Como licenciado em Química, eu repito: PRESTE ATENÇÃO NAS UNIDADES, muitos erros bobos são cometidos devido o candidato não prestar atenção nas unidades, por exemplo, em todo enunciado fala-se em cal/mol (calorias por mol), mas as respostas estão em kcal/mol.
9) Muita atenção nas questões de estequiometria. Falarei mais sobre cálculos estequiométricos posteriormente.
Boa sorte a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário