Quando preciso ler algo importante, sempre faço a seguinte divisão:
Primeira leitura: tem a função de iniciar o contato entre minha mente e o conteúdo, nela eu não me preocupo em compreender o que está sendo lido, mas sim me habituar com a estrutura do texto, os parágrafos, iniciar um ritmo de leitura. Essa primeira leitura tem a função de construir as bases para a compreensão. Geralmente essa primeira leitura é mais demorada e cansativa, já que novas conexões neurais estão sendo construídas e exigidas para se habituar a ela.
Segunda leitura: geralmente mais fluída, é nessa segunda leitura que se inicia o processo de compreensão do conteúdo, entretanto ele ainda não é total. A segunda leitura tende a ser mais fácil e mais rápida do que a primeira.
Terceira leitura: muito mais rápida e fluida do que a segunda, nesse momento o processo de compreensão se torna mais forte, já é possível fazer relações entre parágrafos, páginas e capítulos, até mesmo relações com conteúdos prévios. Nessa leitura grifar passagens relevantes do texto se torna natural.
Resumo: com as passagens grifadas, chega o momento de elaborar o resumo do texto. Nesta etapa o processo de compreensão atinge seu máximo. Geralmente uso editores de texto do notebook ou os clássicos papel e caneta.
Como em provas, vestibulares, concursos e ENEM não temos tempo hábil para ler de forma satisfatória os enunciados das questões, sugiro a fusão da segunda e terceira leituras, ou seja, leia o enunciado uma vez e na segunda vez já grifar as passagens importantes.
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