terça-feira, 15 de novembro de 2016

As duas fases do vestibular. Como lidar?

A Fuvest não é o maior vestibular do Brasil por acaso, ela seleciona candidatos não apenas para a Universidade de São Paulo, mas também para a Faculdade de Ciências Médicas de São Paulo e a Academia de Polícia Militar de Barro Branco. Por essa grandiosidade, este vestibular causa muita ansiedade nos candidatos. Este vestibular é dividido em duas fases, tal como a maioria dos vestibulares. É este ponto que quero explorar.
Quando eu comecei minha caminhada de estudo para vestibulares, as duas fases meu causavam ansiedade, uma vez que eu acreditava que a segunda fase seria mais difícil do que a primeira. Com o passar do tempo fui elaborando minha visão sobre cada uma das fases dos vestibulares.
A primeira fase tem a função de fazer a primeira seleção, uma primeira peneira. Tem a função de separar quem estudou com preparo emocional, quem estudou sem preparo emocional e quem não estudou. Geralmente são retidos os dois últimos tipos, entretanto, quem estudou sem preparo emocional é só questão de tempo para aprender a lidar com a ansiedade e quem não estudou, basta estudar. Mas sempre tem aqueles que conseguem "passar na sorte".
A segunda fase realmente revela seus verdadeiros concorrentes. Nela, as questões exigem um raciocínio mais apurado, mas não foge nada daquilo que você estudou.
Tive crises de ansiedade quando pensava na segunda fase, consegui lidar com esses pensamentos quando passei a considerar uma fase de cada vez. Primeiro, a primeira fase, depois a segunda. Uma fase de cada vez. Fica as dicas:

1) Cada fase do vestibular a seu tempo.
2) Preparo emocional é tão importante quanto os conteúdos aprendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário