sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Estequiometria, papel e lápis.

A partir deste texto falarei um pouco da minha área, Química, e como o vestibulando e concurseiro pode se sair bem nesta disciplina. Começarei por uma das partes mais odiadas da química, a estequiometria. 
A estequiometria, podemos dizer, é a parte matemática da química, onde cálculos são mais exigidos, talvez por isso que muitos alunos não gostam. O primeiro fato que o aluno deve saber é que em todo vestibular, Enem e concurso que conste química no edital, pelo menos uma questão de estequiometria sempre cairá, talvez não tão evidente quanto gostaríamos, mas sempre estará lá.
Para identificarmos se a questão é sobre estequiometria, basta verificar se ela quer saber a quantidade em massa, mol ou volume de uma substância a partir de uma equação química.

Agora vamos para o fato cruel: Não existe uma fórmula mágica para resolver questões de estequiometria.

Questões de estequiometria exigem muito treino, muita resolução de exercícios. A intenção é forjar a mente para melhor lidar com esse tipo de questão. Treinar a mente para resolver cálculos estequiométricos também ajuda em matemática.
Quando estiver resolvendo cálculos estequiométricos em casa ESQUEÇA  A CALCULADORA, faça cálculos usando lápis e papel. Calculadora não é sua amiga na hora de estudar, habitue-se a treinar a mente a calcular, já que na hora da prova você não terá calculadora para usar.
Treinar a mente a calcular usando papel e lápis é difícil no começo, mas com o tempo sua mente vai se habituando e aumentando a velocidade de resolução dos cálculos. Neste sentido, a dica é:

Treine muitos exercícios de estequiometria usando apenas papel e lápis, NADA DE CALCULADORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário