Certa vez um aluno me questionou sobre como a Química é cobrada na segunda fase, foi aí que expliquei para ele:
A Química na segunda fase não difere muito da primeira, ou seja, não vai cair questões muito diferentes ou questões surpresa. A diferença é que o aluno terá que escrever aquilo que se pede. Neste sentido, se o aluno não tiver uma compreensão boa de Química, acredito que será um pouco difícil tirar uma boa nota. Aqui vão algumas dicas:
1) Desenhar moléculas orgânicas segundo o que se pede, e não se assuste caso o nome IUPAC dela seja gigante. Quando o nome for muito gigante desenhe por partes e depois junte tudo, obviamente juntar seguindo a orientação que o nome diz.
2) Interpretar gráficos: na segunda fase, saber interpretar gráficos de catálise, progresso de reação e cinética química é fundamental. Já vi vestibulares que solicitavam que o candidato desenhasse o gráfico.
3) Geralmente reações orgânicas costumam cair mais nesta fase, portanto conhecer bem os tipos e como se processam ajuda muito.
4) Muita atenção para os índices que acompanham as reações, se o candidato esquecer é descontado pontos. Na reação abaixo, temos os índices (g), (l) e (s).
A(g) + B(l) → C(s)
Nenhum comentário:
Postar um comentário